Blog

Negociando com Taiwan

Internacional
02 de fevereiro de 2020
Tempo de leitura: 5 minutos
A Relevância de Taiwan no Mercado Internacional.
Taiwan está se tornando um destino cada vez mais atraente para o investimento estrangeiro direto à medida que empresas de todo o mundo procuram garantir uma fortaleza na região da Ásia-Pacífico. Taiwan tem sido apontada como uma localização estratégica para empresas que buscam estabelecer uma presença em mercados em desenvolvimento, à medida em que o centro econômico global se move do oeste para o leste.
 
O Relacionamento com a Comunidade Internacional.
Como membro de organizações internacionais como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC), Taiwan é altamente livre nas atividades econômicas. O Comércio Exterior tem sido o motor do crescimento de Taiwan nos últimos 40 anos, em conjunto com a rápida industrialização, que categorizou o país entre os 4 tigres asiáticos. O relatório Doing Business do Banco Mundial apontou expressiva melhoria de Taiwan na simplificação de processos, na segurança jurídica e na proteção de seus investidores.
 
Quem são os Principais Parceiros de Taiwan?
Taiwan é fortemente dependente de importação e exportação. O custo do comércio exterior no país é extremamente baixo e consegue-se operar com boa regularidade e eficiência. Máquinas, equipamentos, computadores, plásticos, aparatos médicos, combustíveis minerais e veículos estão entre os itens mais negociados. China, Estados Unidos, União Europeia e Coreia do Sul estão entre os parceiros mais expressivos.

Qual é o Perfil de Negociação em Taiwan? 
Os empresários taiwaneses, especialmente os mais jovens, geralmente são muito experientes na interação com outras culturas. Na Ásia, historicamente, as culturas estão mais orientadas ao coletivo, então, mesmo as relações de negócios possuem essa característica. É importante manter a harmonia entre os grupos de trabalho. Muitos taiwaneses esperam estabelecer laços fortes com seus parceiros (e clientes) antes mesmo de fechar qualquer negócio. Os relacionamentos são baseados na familiaridade, no respeito e na confiança pessoal. A reputação pessoal é fundamental. Causar constrangimento a outra pessoa pode causar perda de prestígio para todas as partes envolvidas. A capacidade de uma pessoa em controlar suas emoções e permanecer amigável o tempo todo, é muito apreciada/admirada. Os taiwaneses acreditam muito na diplomacia entre as relações interpessoais.

Língua e Cultura. 
O idioma oficial do país é o mandarim. Mas as pessoas gradualmente adotaram o taiwanês como a língua mais comum. Muitos empresários falam inglês. Em uma negociação, talvez seja útil contar com a presença de um intérprete que domine tanto o mandarim quanto o taiwanês. Para evitar ofender o outro lado, entretanto, sugere-se perguntar, com antecedência, se um intérprete poderia estar presente na reunião. Os gestos geralmente são sutis em Taiwan. É aconselhável restringir sua linguagem corporal. Não toque em outras pessoas. Evite usar as mãos ao falar, pois isso pode distrair os taiwaneses. Ao apontar para outras pessoas ou objetos, use a mão aberta em vez de um único dedo. Você perceberá que, quando se referem a si mesmas, as pessoas em Taiwan costumam colocar o dedo indicador no nariz ao invés de apontar para o peito, como fazem os ocidentais. O contato visual frequente pode ser considerado invasivo, rude. Saudações incluem leves apertos de mão. Dê e aceite presentes usando as duas mãos. É aconselhável evitar ofertar presentes de valor significativo ou agir de forma que possa ser interpretado como suborno. Além disso:
 
  • Espere que as negociações sejam lentas e prolongadas, com grande atenção aos detalhes.
  • A construção de relacionamentos, a coleta de informações e a tomada de decisões podem levar um tempo considerável.
  • Esteja preparado para fazer várias viagens, se necessário, para atingir seus objetivos.

Ao longo da negociação, seja paciente, demonstre pouca emoção e aceite que atrasos ocorram. Os taiwaneses geralmente empregam um estilo de trabalho policrônico. Almoços e jantares de negócios, bem como banquetes extensos, são comuns e importantes. Evite temas que envolvem a relação de Taiwan com a China e o apoio diplomático internacional para cada país.
 
Você Conhece a Braver? - Em português, pronuncia-se Breiver.
A Braver estrutura e gerencia negócios internacionais entre Brasil e Taiwan há muitos anos. Se você pensa em internacionalizar sua marca, exportar seus produtos ou encontrar um fornecedor em Taiwan para suas importações, clique aqui, entre em contato conosco e converse com um de nossos Gerentes de Projetos.