Blog

Carros Elétricos podem dominar as estradas até 2040!

Mercado
13 de novembro de 2023
Tempo de Leitura: 4 minutos
Com base na rapidez com que cavalos e charretes desapareceram no início dos anos 1900, os pesquisadores do Fundo Monetário Internacional e da Universidade de Georgetown argumentam que mais de 90% de todos os veículos de passageiros nos EUA, Canadá, Europa e China poderão ser elétricos até 2040. Nos países em desenvolvimento, a aposta será na importação de veículos elétricos!
 
O estudo, em conjunto com várias ações com veículos elétricos por parte de governos e empresas automobilísticas, oferece esperança sobre a perspectiva de diminuir o tamanho do setor de transporte baseado em carbono.
 
Você sabia que há cerca de um bilhão de veículos registrados no mundo e que, destes registros, apenas dois milhões são elétricos? – E 50% dessa frota está na China! A Bloomberg New Energy Finance recentemente elevou sua estimativa da participação de mercado de veículos elétricos na economia em 2040, de 35% de todas as vendas de carros novos para 54%.
 
O RethinkX, um think tank independente, está ainda mais otimista, dizendo que a maioria dos veículos dos EUA será elétrico até 2030. Apenas como referência, considere a década de 1980, quando os telefones celulares eram volumosos, caros e tinham uma bateria de curta duração, os especialistas previram que, em 2000, a indústria poderia vender 900 mil unidades por ano. As vendas reais naquele ano foram de 109 milhões de unidades – e em 2014, ocorreu outra transição tecnológica inesperada, todos esses telefones eram smartphones.
 
Os governos estão participando seja por meio da facilitação da importação de veículos elétricos com determinadas características de potência ou capacidade, ou por meio do estímulo à indústria nacional em parceria com tecnologias estrangeiras.

A importação de veículos elétricos de luxo é uma realidade há bastante tempo, mesmo em países em desenvolvimento. Ocorre que, a tendência é para a popularização do acesso aos veículos elétricos ao longo do tempo!
 
Na Noruega, a expectativa é de banimento à produção de veículos que queimam combustíveis fósseis já em 2025. Os governos do Reino Unido, Holanda e França prometeram o mesmo até 2040. Na Alemanha, sede da Volkswagen, Mercedes-Benz e da Porsche, o governo também cogita uma proibição semelhante.
 
A China é o maior mercado automotivo do mundo. Lá, são comercializados cerca de 20 milhões de veículos por ano. O gigante asiático possui mais de 40 modelos de veículos elétricos diferentes disponíveis e a maioria foi desenvolvido internamente, por empresas chinesas.
 
O economista de Stanford, Tony Seba, acredita que os veículos elétricos serão muito mais baratos do que hoje por causa da queda dos custos da bateria e do fato de que eles são mais fáceis de fabricar e manter. As frotas comerciais, pelo que tudo indica, protagonizarão essa transformação na maioria dos países!