Blog

A Importação como Estratégia de Negócio!

Operações
01 de dezembro de 2020
Tempo de leitura: 2 minutos
Sabe aquela matéria-prima cara, mas fundamental para a sua produção? Ou aquele produto que você não encontra similar e se vê "obrigado" a comprar sempre do mesmo fornecedor (mesmo insatisfeito)? Já pensou em fazer uma varredura no exterior? Muitas empresas recorrem à importação como estratégia de negócio na minimização dos riscos na cadeia de suprimentos!

Quase sempre há um produto substituto para suas matérias-primas, mesmo as mais estratégicas. Em um mundo tão competitivo e integrado, novos materiais surgem o tempo todo, embora nem sempre essas tecnologias chegarão até você. Por isso é importante estar antenado o tempo todo.

Será que sua matéria-prima não tem um substituto em algum lugar do mundo? – Muito provavelmente sim.
 
  • Na indústria cosmética, matérias-primas que oferecem algum grau de risco à saúde, estão sendo substituídas gradativamente por ingredientes naturais, veganos e orgânicos.
 
  • A química verde, há algum tempo tem se debruçado no desenvolvimento de materiais com competitividade para a substituição de itens que ofereçam prejuízo ambiental e à saúde.
 
  • A cognição, tem permitido que cientistas avancem séculos em análises e investigações que estão mudando a vida de populações em todo o mundo. Até pouco tempo, quem imaginaria que uma cidade inteira pudesse ser transportada por veículos sem motoristas?

Embora a participação do Brasil nessas evoluções seja bastante tímida, você pode, por meio da importação, ter acesso ao que há de inovador no mundo nesse momento.

A ampliação da cadeia de fornecimento não apenas minimiza a dependência de uma única fonte, como reduz ineficiência em estoque, melhora o poder de barganha nas negociações e permite uma gestão financeira mais inteligente.

Em algumas circunstâncias, o custo de substituição de um material estratégico pode ser alto. E é aí que você precisa contar com uma consultoria forte que tenha um olhar holístico e que seja capaz de encontrar alternativas internas e externas para viabilizar seu projeto.

O que você não pode, é ter sua produção dependente de um fornecedor “mais ou menos” ou de um material-base insustentável ao longo do tempo.

Quanto mais frágil é a sua cadeia de suprimentos, mais forte é sua chance de insucesso. Nesse sentido, a importação pode ser a chave para transformar uma pequena ou média empresa em um player internacional estruturado e menos suscetível as variações de humor ou de mercado de um “parceiro” ou produto.

A Braver é referência em Comércio Exterior e Relações Internacionais. Somos especialistas na gestão de projetos de importação, inclusive de média e alta complexidade. Nossa atuação é estratégica e vai muito além do cuidado operacional. Nossa equipe desenvolve e estrutura cadeias de suprimentos em todo o mundo.