A Brasilidade na Moda! A moda brasileira, historicamente
vibrante no cenário internacional, está no limiar de uma expansão sem precedentes. Com um mercado doméstico que espera alcançar quase
1 trilhão de dólares em faturamento (em 2025),
o Brasil já se destaca como o 4º maior produtor de vestuário do mundo, evidenciando o dinamismo e a capacidade inovadora do setor. Esse vigor é apenas um prelúdio do potencial internacional das marcas brasileiras, que almejam expandir suas capilaridades no exterior, mantendo a autenticidade, tão associada ao mercado brasileiro (e aqui abrimos espaço para as Havaianas e para os biquinis) e o seu olhar para a
moda sustentável. As Exportações da Indústria da Moda! O desafio agora é ampliar o alcance global, um movimento que, segundo a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), poderia
aumentar as exportações em até 30% nos próximos cinco anos, posicionando o Brasil como um líder reconhecido em moda sustentável e inovadora. O
foco na sustentabilidade é particularmente pertinente, considerando que o mercado global de moda sustentável deverá atingir 27 bilhões de dólares até 2030, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 20% entre 2024 e 2030. Os mercados-alvo para essa expansão incluem:
- União Europeia.
- Inglaterra.
- Estados Unidos.
- Ásia-Pacífico.
- África do Sul.
- Angola.
Na região Ásia-Pacífico, inclusive,
China e Coreia do Sul, em função de suas
classes médias emergentes, registram ascensão no apetite por moda sustentável. E quando a gente pensa em têxtil sustentável, o Brasil tem um potencial gigantesco!
Os Desafios Internacionais! O desafio está em navegar pelas complexas
regulamentações estrangeiras, muitas vezes protecionistas, e
preferências culturais. Obstáculos que as marcas brasileiras estão mais preparadas para enfrentar. As estratégias de internacionalização devem ser multifacetadas e passam necessariamente pela relevância cultural. A nossa cultura, inclusive, é essencial para o setor.
A moda brasileira é tão rica quanto a nossa biodiversidade e isso pode pautar uma vantagem competitiva difícil de alcançar em qualquer lugar do mundo.
Além disso, a formação de parcerias estratégicas com empresas especializadas na exportação de moda, assim como a
participação em feiras internacionais, é essencial para ganhar reconhecimento e penetração em mercados estrangeiros. O setor tem o potencial de redefinir o Brasil como um ícone global de moda inovadora e consciente.
Você Conhece a Braver? - Em português, pronuncia-se Breiver.
A
Braver é especialista na exportação de vestuário e moda. Nossa atuação é bastante abrangente. Estamos ao lado e à frente de organizações de diferentes portes e perfis de capital no setor de moda (e vestuário), preparando os caminhos para a
internacionalização sólida de marcas brasileiras de alto valor agregado. Se você estuda a internacionalização da sua marca e opera no setor de moda,
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