A Ciência e o Comércio Exterior. O comércio exterior é a área da
ciência que estuda a troca de bens, serviços e capitais entre os países. Esta área do conhecimento
abrange diversas disciplinas, incluindo economia, relações internacionais, direito, tributos e logística. No contexto econômico, o comércio exterior é frequentemente estudado sob a ótica da
teoria do comércio internacional, que explica por que as nações comercializam, quais bens e serviços são comercializados e quais são os benefícios e desafios resultantes dessa atividade. O comércio exterior também envolve o estudo das políticas comerciais, tarifas e acordos comerciais e é contemplado por organismos multilaterais como a
Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização Mundial das Aduanas (OMA), a Organização das Nações Unidas (ONU), entre outras.
A Abrangência da Área. Não obstante, o comércio exterior
influencia, ainda,
a transferência de cultura, ideias e valores entre as nações e pode estimular a modificação de normas sociais. Sendo esse um campo multidisciplinar que, não apenas busca entender como os bens e serviços são trocados entre as nações, mas também procura resolver problemas complexos relacionados a essas trocas, proporcionando
insights sobre como melhorar a eficiência, a equidade e a sustentabilidade das práticas comerciais em todo o mundo.
Os Desafios ao Escolher um Parceiro! Dado esse contexto, na prática, escolher um parceiro especializado em Comércio Exterior pode ser desafiador! As
melhores empresas de Comércio Exterior do Brasil são aquelas que, em essência,
compreendem a amplitude da área e detém condições técnicas e estruturais para gerir projetos internacionais, mesmo os mais complexos. A seguir, compartilharemos algumas sugestões que podem ser levadas em conta para escolher o parceiro de Comércio Exterior ideal para o seu projeto:
- Presença Internacional. Avalie se a empresa possui presença internacional direta ou indiretamente. A solidez de sua rede de relacionamentos no exterior trará tranquilidade para o seu projeto, seja ele pequeno ou grande.
- Equipe de Alto Nível. Avalie se a empresa possui um time qualificado, com formação acadêmica e profissional no Brasil e no exterior. O grau de qualificação da equipe amparará possíveis eventualidades que seu projeto possa enfrentar. Você consegue mensurar o alto nível da equipe durante toda a sua jornada, desde o seu primeiro contato com a marca.
- Gestão de Riscos. Avalie como a empresa faz a gestão de risco dos processos que gerencia. A existência de uma área de compliance pode reduzir imensamente os riscos do seu projeto.
- Responsabilidade Socioambiental. As atividades que permeiam o Comércio Exterior podem ser poluentes. Avalie se a empresa entende a sua responsabilidade nesse contexto e quais medidas tomará para mitigar ou eliminar as emissões de CO2 do projeto que você está contratando.
- Carteira de Clientes. Veja a robustez dos clientes que já foram ou são atendidos pela empresa de Comércio Exterior selecionada para o seu projeto. É comum que empresas sólidas sejam atendidas por parceiros igualmente sólidos, a despeito dos contratos de exclusividade.
- Accountability. Veja como a empresa se posiciona online e offline. Analise os canais de comunicação disponíveis, veja quem são seus principais decisores e seu capital total disponível. Uma boa dica é solicitar o DUNS NUMBER da empresa e checar todo seu histórico comercial e financeiro.
Você Conhece a Braver? - Em português, pronuncia-se Breiver.
A
Braver figura entre as principais empresas de Comércio Exterior do Brasil. É reconhecida pela qualidade nos serviços que oferece e pela segurança na gestão de
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