Em mais de 8.5 milhões de km² de território e com, pelo menos, 200.000.000 (duzentos milhões) de pessoas, é natural que alguns talentos sigam desconhecidos. Se nem mesmos os brasileiros sabem tudo o que o país tem a oferecer, imaginem os estrangeiros! A atração de capital internacional depende de muitos fatores, entre eles, da segurança jurídica e do potencial de retorno financeiro do país. Mas, ideias como o projeto Internacionaliza BH, provam que, há grandes oportunidades de negócios nas unidades da federação que precisam e podem ser exploradas, independentemente de questões macroeconômicas.

O projeto Internacionaliza BH é uma iniciativa da ACMINAS (Associação Comercial e Empresarial de Minas) que chama a atenção do pequeno e médio empresário para o exterior, e simplifica as conexões entre mineiros e estrangeiros, por meio da construção de pontes culturais e de muita informação.

Um dos pilares do projeto conecta os estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte e fomenta o convívio entre estrangeiros e mineiros. O movimento sistematiza o trato com turistas internacionais que estejam visitando a cidade e amplia as chances de que essas pessoas tenham melhores experiências, viralizem e expandam suas relações com o estado.

Um segundo movimento, organiza e compartilha experiências de empreendedores mineiros pelo mundo, dando voz àqueles que podem servir de inspiração para outros pequenos e médios empresários, explorando seus feitos no exterior e o impacto de suas ações para o desenvolvimento do estado.

Um terceiro pilar aposta na promoção de festivais temáticos e encontros de negócios culturais, com o objetivo de aproximar o belo-horizontino da complexidade do ambiente internacional.

Já o Minas Gerais Business Guide, por sua vez, é uma ferramenta de duas vias que, tanto aponta ao investidor internacional o que o estado tem a oferecer, como joga luz aos talentos regionais, ao compartilhar a representatividade do estado e seu potencial para a geração de riquezas de curto e longo prazos. O documento, apresentado em 7 (sete) línguas, explora as singularidades de Minas Gerais, sua história, o profissionalismo de seu povo, o ambiente econômico e a geografia. O guia, que já foi apresentado para empresários nos Emirados Árabes Unidos e na China, é um agente de fomento na construção de um estado mais conectado.

Fica o destaque ao projeto Internacionaliza BH da ACMINAS como um exemplo de ação empresarial de impacto para o desenvolvimento de uma sociedade mais conectada e internacionalizada. 😊

Transforme o seu negócio. Internacionalize-se. Venha para a Braver.

Author

A Braver é uma empresa brasileira especializada em comércio exterior e relações internacionais. Pioneira na aplicação do conceito de sustentabilidade aos negócios internacionais. Autoridade em trading, importação, exportação, outsourcing, internacionalização, branding, otimização tributária e projetos internacionais de alto desempenho.

Escrever Comentário