A indústria química tem sido parte integrante da paisagem econômica global por muitos séculos. As primeiras fábricas de produtos químicos foram construídas na Europa durante a revolução industrial, quando os processos para fazer concreto e roupas impermeáveis foram desenvolvidos. Desde então, por meio da importação de produtos químicos, outros países passaram a contribuir com a construção de uma indústria química global, atualmente bastante evoluída e considerada como um motor de produtividade que permeia quase todos os setores da produção de bens.
A indústria química desempenha um papel crucial nas economias regionais em todos os cantos do mundo – e na maioria dos setores dessas economias. Como fabricante de produtos e tecnologias inovadoras e que melhoram a vida das pessoas e, também, como agente fundamental no alcance das metas globais expressas em muitos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
É sabido que a indústria produz uma grande variedade de produtos acabados para consumo geral, incluindo fertilizantes, pesticidas e outros produtos agroquímicos cruciais na alimentação de uma população crescente.
E muito mais passa pela indústria química:
- A importação de sistemas de iluminação em LED, por exemplo, que resultam em economia substancial de energia, passam necessariamente pela indústria. Não há LED sem química.
- A importação de revestimentos de telhados e janelas, usados para melhorar os níveis de isolamento como parte dos esforços de mitigação das mudanças climáticas.
- A importação de produtos químicos utilizados no tratamento de água, permitindo a recuperação, distribuição e conservação de água potável que é crítica para o desenvolvimento sustentável.
- A importação de plásticos utilizados para embalagens, que desempenham um papel importante na proteção de alimentos frescos, processados e preparados, com a extensão da vida útil.
- A importação de fibras artificiais, como náilon e poliéster que revolucionaram o setor têxtil etc.
Poderíamos apresentar muitos outros fatores relevantes que colocariam a indústria química no nosso dia a dia e no suporte direto à causa sustentável. A correta gestão de substâncias representa uma outra forma pela qual a indústria está contribuindo para o desenvolvimento sustentável em todo o mundo.
A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em busca da superação da pobreza e ao mesmo tempo da proteção do planeta, enfatizando uma visão de crescimento sustentável que engloba aspectos econômicos, sociais e ambientais.
A boa gestão de produtos químicos representa apenas uma fração da contribuição da indústria para alcançar esses objetivos. Por meio de iniciativas circulares, o setor químico pode, também, reciclar e reutilizar moléculas de maneira mais eficiente para produzir itens de consumo, ao mesmo tempo em que reduz o desperdício e cria novos valores para a sociedade.
Na Braver somos especialistas na importação de produtos químicos básicos, intermediários e das denominadas especialidades químicas, com forte atuação no manejo de substâncias para pesquisas científicas (em apoio à ciência, inovação e tecnologia), incluindo a importação de produtos químicos perigosos.