A Pfaffia glomerata é uma planta medicinal amplamente utilizada como erva adaptogênica. Devido à semelhança morfológica de suas raízes com as do Panax ginseng (o ginseng coreano), a espécie passou a ser conhecida como o ginseng Brasileiro. No exterior também é conhecida como fafia, suma, corango, paratudo. Nos índices globais que exploram a exportação de Pfaffia glomerata, o Brasil é considerado o maior player do mundo.

A Pfaffia costuma ser aplicada com maior expressividade nos setores de alimentos, biotecnologia, cosméticos e de fármacos, especialmente em fitomedicamentos. Sua ação adaptogênica é atribuída ao agente anabólico beta-ecdisterona (a β-ecdisona), a três novos glicosídeos ecdisteróides – encontrados em grandes quantidades em suas raízes, e a cerca de 11% de saponinas, que podem inibir melanomas de células tumorais e ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

A maioria dos estudos farmacológicos da Pfaffia glomerata tem sido realizado no Japão. Os resultados também levam à possibilidade de investigar o potencial da espécie na pesquisa de compostos prospectivos para o tratamento do câncer e para o isolamento de substâncias biologicamente ativas.

A Pfaffia glomerata também pode ser utilizada por atletas para o fortalecimento da resistência; no campo, para o controle de pragas agrícolas – como um agente de fitorremediação; na indústria de alimentos como aditivo alimentar, em função de sua característica surfactante/emulsificante; e como biomassa, já que suas partes aéreas podem ser utilizadas na produção de bioetanol e de bioeletricidade. Seja em sua versão in natura ou beneficada (em pó), a Pfaffia glomerata é uma planta medicinal muito rica, com amplitude de aplicações e finalidades.

A Braver é uma empresa de Comércio Exterior de classe mundial, com sede em São Paulo, responsável pela internacionalização de boa parte da Pfaffia, de alta qualidade, produzida profissionalmente no país. Por meio da Braver, a exportação de Pfaffia glomerata (o ginseng brasileiro), a partir do sul do Brasil, segue para países da Ásia Oriental, Europa e América do Norte, para consumidores majoritariamente industriais.

Nossa fábrica no Brasil cultiva e beneficia exclusivamente a Pfaffia glomerata, o que nos configura como especialistas no setor. Outra vantagem está na padronização do princípio ativo (β-ecdisona) em alto grau de concentração, que oferece uma experiência mais exitosa aos consumidores industriais, nos mercados mais exigentes, em todo o mundo.

Author

A Braver é uma empresa de classe mundial especializada em Comércio Exterior e Relações Internacionais. Autoridade em trading, importação, exportação, outsourcing, internacionalização, branding, otimização tributária e projetos internacionais de alto desempenho.