Não, esse não é um termo “bonito” para fazer referência à logística de importação. A Engenharia Logística é a utilização de estatística, matemática e pesquisa operacional para a tomada de decisões logísticas.

É um trabalho quantitativo, inovador e de alto desempenho. Extremamente útil para importadores frequentes e empresas que apresentem um volume considerável de operações internacionais.

E como isso funciona?

A Engenharia Logística pode ser extremamente útil para importadores frequentes e empresas que apresentem um volume considerável de operações internacionais.

Na prática, a estatística vira uma parceira do seu negócio e, por meio dela, são exploradas as seguintes etapas:

  • Mapeamento de cenários: por meio do mapeamento de cenários, são entendidas a capacidade operacional, os objetivos e as restrições que sua logística enfrentará no exterior.
  • Metodologia de trabalho: em seguida, os dados logísticos são transformados em base quantitativa. E avaliações históricas permitem previsões/projeções altamente prováveis.
  • Otimização de processos: por meio de pesquisa operacional, é concluída a curva ótima das operações internacionais e são otimizados os processos logísticos, objetivando o melhor aproveitamento dos recursos e a maximização da rentabilidade logística.

A engenharia logística pode ser aplicada à diferentes projetos internacionais. Os efeitos mais expressivos aparecem em operações complexas, onde a técnica pode gerar savings consideráveis. É inteligência aplicada a logística internacional.

Embora, no Brasil, o método seja, ainda, muito pouco difundido entre pequenas e médias organizações, a utilização de técnicas de engenharia para a tomada de decisão tem crescido.

Há muito, está presente no mercado financeiro. A engenharia financeira, por exemplo, é essencial para a maximização dos desempenhos e permite a criação de modelos econométricos e outras ações quantitativas que resultam em maior expectativa de lucro aos operadores ou oferecem um controle extremamente eficiente de perdas, limitando estrategicamente a possibilidade de prejuízo.

A Braver é especialista em engenharia logística internacional. Entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Author

A Braver é uma empresa de classe mundial especializada em Comércio Exterior e Relações Internacionais. Autoridade em trading, importação, exportação, outsourcing, internacionalização, branding, otimização tributária e projetos internacionais de alto desempenho.