Você sabia que as PME representam mais de 90% do número de empresas no mundo e fornecem empregos para mais da metade da população ativa?

Elas também desempenham um papel importante nas economias dos países industrializados e em desenvolvimento, sendo geralmente responsáveis ​​por até 50% de seu produto interno bruto. Ainda assim, uma grande parte da energia consumida pelas PMEs em seus processos de produção é gerada por combustíveis fósseis, o que tende a tornar os custos com energia substanciais.

Por que será que as energias renováveis ainda não são potencialmente exploradas pelas PMEs?

Estudos apontam que tecnologias alternativas como a biomassa, os sistemas solares térmicos, bombas geotérmicas e de calor etc., podem gerar mais de 50% da energia consumida nos sistemas de produção de industrias de todos os portes.

A energia renovável pode fornecer um recurso confiável de baixo custo para muitas PMEs, especialmente se elas tiverem altos gastos de energia. Além disso, a disponibilidade de diferentes tecnologias pode proporcionar flexibilidade às PME para reduzir sua dependência de combustíveis fósseis.

Três quartos das PMEs estão localizadas em países em desenvolvimento onde existem grandes recursos de energia renovável. Dado este potencial único, as PMEs podem desempenhar um papel crucial, inclusive, no desenvolvimento de indústrias locais que ofereçam sistemas de energias renováveis.

A baixa demanda absoluta de energia por planta, na maioria das PMEs, bem como os variados níveis de temperatura por processo, oferecem a oportunidade de aproveitar a variedade de tecnologias de energia renovável disponíveis. Assim sendo, a biomassa, a energia solar, geotérmica e as bombas de calor podem ser implantadas em PMEs.

Normalmente existem várias barreiras à implantação das mais recentes tecnologias de energia, tais como:

  • Conhecimento: poucas PMEs sabem como podem reduzir sua dependência de combustíveis fósseis caros.
  • Recursos: muitas vezes as PMEs não possuem poder de barganha para negociar preços competitivos.
  • Equipamento: a maior parte das PMEs detem parques industriais antigos e ineficientes.

Essas barreiras precisam ser eliminadas por meio do desenvolvimento de estratégias mais adequadas às PMEs. A timidez no desenvolvimento de políticas públicas que encorajam os investimentos em energias renováveis também prejudicam o avanço. Já pensou que governos em todo o mundo poderiam criar centros industriais abastecidos por energias limpas? Pois é, empresas instaladas nesses centros teriam maior poder de barganha para negociar recursos e equipamentos e, ainda, poderiam potencializar o conhecimento no tema. Isentar ou reduzir impostos ajuda, mas não parecem ações de longo prazo.

As energias renováveis ​​poderiam fornecer quatro quintos da eletricidade mundial até 2050, reduzindo massivamente as emissões de carbono e ajudando a mitigar as mudanças climáticas.

A Braver acredita nas tecnologias alteranativas e é parceira estratégica na construção de negócios mais eficientes e sustentáveis em todo o mundo.

Author

A Braver é uma empresa brasileira especializada em comércio exterior e relações internacionais. Pioneira na aplicação do conceito de sustentabilidade aos negócios internacionais. Autoridade em trading, importação, exportação, outsourcing, internacionalização, branding, otimização tributária e projetos internacionais de alto desempenho.