Blog

Como você compensa o dióxido de carbono gerado em suas operações de importação e exportação?

SUSTENTABILIDADE
01 de janeiro de 2020
Tempo de leitura: 3 minutos
É Possível Agregar Sustentabilidade às Operações de Importação e Exportação?

Quando você importa ou exporta, em toda a cadeia, desde a escolha dos seus fornecedores até a gestão da logística internacional, a emissão de CO2 na atmosfera é um fato. Para piorar, o dióxido de carbono compreende 74% das emissões de gases de efeito estufa, e é proveniente do uso de combustíveis fósseis, especialmente para a geração de eletricidade e calor, transporte e fabricação. Até onde vai a sua preocupação com o meio ambiente em suas operações internacionais? Como você compensa o dióxido de carbono gerado em suas operações de importação e exportação?

A Definição dos Fornecedores no Exterior.
Quando você precisa fazer uma importação, independentemente do porte de sua empresa, a escolha do fornecedor é uma etapa muito importante. Ele precisa ser confiável, oferecer um produto de boa qualidade e um preço justo, certo? - Você, alguma vez, já perguntou ao fornecedor:
 
  • Como funciona seu processo industrial?
  • Como são administrados seus recursos hídricos? Há algum processo de reutilização de água ou tratamento prévio antes do despejo nos rios?
  • A energia da fábrica é de fonte renovável?
  • Existe algum programa de consumo consciente?

O Desafio das Pequenas e Médias Empresas.
Geralmente, essas perguntas não são feitas, sobretudo se sua empresa for de pequeno ou médio porte. Já as empresas de grande porte, por motivos diversos, tem cada vez mais observado/investigado esses temas, antes de bater o martelo na escolha de um fornecedor internacional, até porque o risco da ausência de mapeamento e controle da cadeia de suprimentos, mesmo aos fornecedores de camadas mais baixas, é muito alto para empresas muito grandes! Mas, por que entender o grau de responsabilidade socioambiental dos fornecedores no exterior passa despercebido aos pequenos e médios empresários?

Agregando Sustentabilidade à Cadeia de Suprimentos.
Investigar/supervisionar fornecedores no exterior requer tempo e recursos. Mas uma alternativa seria solicitar ao fornecedor certificações conduzidas/emitidas por empresas especializadas. Documentos oficiais podem passar maior tranquilidade ao importador e também estimularão o fornecedor a melhorar seus processos, caso ele ainda não seja elegível a nenhuma certificação. Esse tipo de postura movimenta positivamente toda a cadeia de negócio no exterior. As premissas são as mesmas quando pensamos em exportação. Falar sobre os riscos ambientais e sociais envolvidos no processo produtivo de cada fornecedor estrangeiro pode ser muito importante, já que ainda há empresas pouco informadas sobre o impacto ambiental de suas ações, seja porque seus países de origem não dispõem de políticas sociais e ambientais regulatórias, que pressionem suas estruturas, seja porque culturamente esse tema ainda é inexplorado.

A Compensação dos Gases de Efeito Estufa (GEE).
Agora, quando a gente pensa em toda a logística dessas operações de Comércio Exterior, desde a coleta dos itens em seu fornecedor, até a entrega em sua empresa, como compensar a emissão de CO2, por exemplo, gerada pelos diferentes meios de transporte (caminhões, navios, aviões, trens etc.)? Aqui na Braver, ao término de cada operação de importação ou exportação que gerimos, plantamos árvores em áreas de degradação ambiental no Brasil, para ajudar a compensar a emissão de CO2 gerada no projeto. Essa é uma iniciativa muito importante e que não traz custos adicionais para àqueles que contam com a Braver para gerir suas operações de importação e exportação. Ou seja, quando você escolhe a Braver, além da excelência técnica já conhecida, você ainda agrega responsabilidade socioambiental aos seus projetos, sem custo adicional. As árvores captam dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, um dos gases que agravam o efeito estufa, ajudam a regular a temperatura, a evitar enchentes e a reduzir a erosão e a degradação do solo. Por tudo isso, o plantio de árvores é muito estratégico para o planeta. Uma outra alternativa, que também praticamos por aqui, é a compensação dos gases de efeito estufa por meio do controle sistemático das pegadas de carbono.

Você Conhece a Braver? - Em português, pronuncia-se Breiver.
A Braver é referência em Comércio Exterior e Relações Internacionais. Desenvolvemos e estruturamos projetos para empresas no Brasil e no exterior. Além de iniciativas como esta, do plantio de árvores para compensar a emissão de CO2 gerada em importações e exportações, nós também gerimos projetos majoritariamente sustentáveis com atuação expressiva nos segmentos de energias renováveis, química verde, fitomedicamentos e plantas medicinais, máquinas e equipamentos, veículos elétricos e alimentos e bebidas funcionais. Se você precisa de assistência para tornar as suas operações internacionais mais sustentáveis, clique aqui, e converse com um de nossos Gerentes de Projetos.