Com o centro econômico global se movendo do oeste para o leste, Taiwan está se tornando um destino cada vez mais atraente para o investimento estrangeiro, à medida em que empresas de todo o mundo procuram marcar presença na região Ásia-Pacífico. Membro de organizações internacionais como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC), o país é altamente livre nas atividades econômicas. O Comércio Exterior tem sido um dos propulsores do crescimento de Taiwan nos últimos 40 anos, em conjunto com a rápida industrialização. Experientes, astutos e bastante diplomáticos, os taiwaneses mantém um estilo de trabalho policrônico, características que podem tornar as negociações internacionais especialmente desafiadoras.

Os empresários taiwaneses, especialmente os mais jovens são, geralmente, muito experientes na interação com outras culturas. Na Ásia, historicamente, as culturas estão mais orientadas ao coletivo, então, mesmo as relações de negócios possuem essa característica. Muitos taiwaneses esperam estabelecer laços fortes com seus parceiros (e clientes) antes mesmo de fechar qualquer negócio. Os relacionamentos são baseados na familiaridade, no respeito e na confiança pessoal. A reputação pessoal é fundamental. Causar constrangimento a outra pessoa pode culminar em perda de prestígio para todas as partes envolvidas. A capacidade de uma pessoa em controlar suas emoções e permanecer amigável o tempo todo, é muito apreciada/admirada. Os taiwaneses acreditam muito na diplomacia entre as relações interpessoais.

O idioma oficial do país é o mandarim. Mas as pessoas gradualmente adotaram o taiwanês como a língua mais comum. Muitos empresários falam inglês. Em uma negociação, talvez seja útil contar com a presença de um intérprete que domine tanto o mandarim quanto o taiwanês. Para evitar ofender o outro lado, entretanto, sugere-se perguntar, com antecedência, se um intérprete poderia/deveria estar presente na reunião.

Os gestos costumam ser sutis em Taiwan. É aconselhável restringir sua linguagem corporal. Não toque em outras pessoas. Evite usar as mãos ao falar, pois isso pode distrair os taiwaneses. Ao apontar para outras pessoas ou objetos, use a mão aberta em vez de um único dedo. Você perceberá que, quando se referem a si mesmas, as pessoas em Taiwan costumam colocar o dedo indicador no nariz ao invés de apontar para o peito, como fazem os ocidentais. O contato visual frequente pode ser considerado invasivo/rude. Saudações incluem leves apertos de mão. Dê e aceite presentes usando as duas mãos. É aconselhável evitar ofertar presentes de valor significativo ou agir de forma que possa ser interpretado como suborno.

Espere que as negociações sejam lentas e prolongadas, com grande atenção aos detalhes. A construção de relacionamentos, a coleta de informações e a tomada de decisões podem levar um tempo considerável. Esteja preparado para fazer várias viagens se necessário para atingir seus objetivos. Ao longo da negociação, seja paciente, demonstre pouca emoção e aceite que atrasos ocorram. Os taiwaneses geralmente empregam um estilo de trabalho policrônico. Almoços e jantares de negócios, bem como banquetes extensos, são comuns e importantes. Evitem temas que envolvem a relação de Taiwan com a China e o apoio diplomático internacional para cada país.

O relatório Doing Business do Banco Mundial apontou expressiva melhoria de Taiwan na simplificação de processos, na segurança jurídica e na proteção de seus investidores. Fortemente dependente de importação e exportação, também pela geografia insular, o custo do Comércio Exterior no país é extremamente baixo e consegue-se operar com boa regularidade e eficiência. Máquinas, equipamentos, computadores, plásticos, aparatos médicos, combustíveis minerais e veículos estão entre os itens mais negociados. China, Estados Unidos, União Europeia e Coreia do Sul estão entre os parceiros mais expressivos.

A Braver estrutura e gerencia negócios internacionais em Taiwan. Se você pensa em internacionalizar sua marca, exportar seus produtos ou encontrar um fornecedor em Taiwan para suas importações, entre em contato conosco e converse com um Gerente de Projetos.

Author

A Braver é uma empresa de classe mundial especializada em Comércio Exterior e Relações Internacionais. Autoridade em trading, importação, exportação, outsourcing, internacionalização, branding, otimização tributária e projetos internacionais de alto desempenho.